Ambientes de aprendizagem Web 2.0 no ensino profissional
Ambientes de aprendizagem Web 2.0 no ensino profissional: um estudo sobre a utilização de uma ferramenta de colaboração online no módulo Estatística de Lurdes Cardoso e Clara Coutinho
Link do artigo analisado - http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11723/1/LurdesCardoso.pdf
Tema abordado:
O trabalho colaborativo utilizando ferramentas Web 2.0 (Google Docs), no âmbito da disciplina de Matemática.
Conceitos importantes:
Web 2.0 – para O’Reilley a Web2.0 é a transformação da web numa plataforma de trabalho, com serviços que melhoram quanto maior a sua utilização e partilha.
Ensino profissional – foi criado com o objetivo responder à lacunas do ensino tradicional, tendo em conta a inserção no mercado de trabalho. A Matemática, neste tipo de ensino, tem como finalidade munir os alunos de ferramentas que os auxiliem na resolução de problemas. As tecnologias permitem uma outra forma de abordar estas questões, potenciando o desenvolvimento de competências fundamentais.
Aprendizagem colaborativa e Google Docs – O Google Docs oferece um conjunto de ferramentas Web 2.0 que possibilitam a aprendizagem colaborativa, assumindo o professor um papel de orientador do processo. A utilização destas ferramentas desenvolve o espírito crítico e a reflexão.
Síntese:
Descrição da experiência em estudo
O estudo foi realizado no ano letivo 2008/2009, numa turma de 20 alunos do curso profissional de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade (11º ano), na disciplina de Matemática (módulo Estatística Computacional), em 12 blocos de 90 minutos. Este estudo que centrou-se na utilização de uma ferramenta colaborativa online com o objectivo de estudar as dinâmicas de interacção criadas pela utilização do ambiente e seu impacto no desempenho e nas percepções dos alunos sobre a Matemática e a Estatística.
A professora concebeu uma página para a disponibilização da informação relativa à execução da