ambientes costeiros
Curso: Alimentos (3º Período)
Profª: Suzete Pereira da Silva
Componentes:
Maysa Araujo Silva
Luizy Dominique Santos Gomes
Súzelly Manoela da Silva
Ramires Monteiro Bispo
Aracaju-Se
2014
Introdução
A condutividade elétrica é usada para especificar o caráter elétrico de um material, ou seja, é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica.
Sobre corrente elétrica em soluções aquosas, Arrhenius (1887) realizou numerosas experiências com a passagem de passagem elétrica, através de solução aquosa, e formulou a hipótese de que algumas substâncias continham partículas carregadas, os íons. De Acordo com× Arrhenius, determinadas substâncias quando dissolvidas em meio aquoso sofriam separação de íons preexistentes, o que tornava a substância condutora de eletricidade.
Portanto, pode-se diferenciar as soluções pela sua capacidade de conduzir ou não eletricidade. Elas são chamadas, respectivamente de soluções eletrolíticas e de soluções não-eletrolíticas.
Um eletrólito é toda a substância que se dissocia ou ioniza originando íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions) pela adição de um solvente ou aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade .Alguns eletrólitos produzem soluções altamente condutoras, outras, porém, soluções com condutividade relativamente baixa. Em vista disso, podem ser classificados em:
Eletrólitos fortes.
Eletrólitos fracos.
Um eletrólito é caracterizado por uma grandeza elétrica denominada de resistência específica ou resistividade (ρ). A resistência R de um condutor uniforme com uma seção transversal é proporcional ao comprimento l e inversamente proporcional a seção transversal da área A do condutor
Objetivo
Comparar a condutividade de diferentes eletrólitos utilizando adequadamente um condutivímetro.
Parte Experimental
Foram utilizados no procedimento papel absorvente, copos de