américa andina
A população dos países andinos é superior a 134 milhões de habitantes, sendo a Colômbia, o Peru e a Venezuela os países mais populosos.
Na composição da população andina, sobressaem os índios e os mestiços de índio com branco de origem espanhola, representando mais de 70% da população regional.
Grande parte das cidades mais populosas está localizada na região litorânea, vales andinos e altiplanos. As regiões metropolitanas de maior destaque são: Bogotá (Colômbia), Santiago do Chile (Chile) e Lima (Peru).
ECONOMIA
- A economia destes países é baseada, principalmente, na agricultura (principalmente voltada para a exportação), no extrativismo (mineral e vegetal), pesca (principalmente Peru e Chile) e indústria (principalmente bens de consumo).
Na agricultura ,desenvolvida nos altiplanos e vales irrigados dos Andes, sobressaem as culturas do milho, da batata e da folha da coca, cultivada particulamente na Colômbia, no Peru e na Bolívia.
Na pecuária, merece destaque a criação de lhamas nos Andes,destinada principalmente a produção de lã.
A mineração,que envolve desde extração de esmeraldas, na Colômbia, até a de salitre no norte do Chile, destaca-se por sua importância na pauta de exportações.
As principais produções são: prata, no Peru , estanho na Bolívia petróleo no Equador e na Venezzuela
A pesca é muito importante no Peru e no Chile. A Corrente de Humboldt arrasta consigo grande parte de plâncton até o litoral do Peru, fazendo o Peru o maior produtor mundial de pescado. As maiores concentrações indústriais aparecem nos grandes centros urbanos regionais, como Lima, no Peru, Santiago do Chile, no Chile, Bogotá, na Colômbia e Caracas, na Venezuela.
- O PIB (Produto Interno Bruto) somado dos países da América Andina é de cerca de US$ 800 bilhões (estimativa 2011).
Aspectos Geográficos
Geografia Física:
- A extensão territorial destes países é de, aproximadamente, 5,5 milhões de quilômetros quadrados.
- No tocante à Geografia