Biografia Graça Aranha
Estudar a literatura brasileira é essencial não apenas para os estudantes que precisam para conseguir uma nota, até porque quando jovem, raramente a pessoa se interessa tanto para ler livros de histórias ou poemas. Portanto é necessário, mesmo que em qualquer idade, retomemos o hábito de ler e conhecer ainda mais a cultura brasileira e os autores e artistas que fizeram parte dela. Um dos que contribuiu e muito para hoje termos uma cultura rica como a nossa foi o autor Graça Aranha.
Sumário
Graça Aranha
José Pereira da Graça Aranha nasceu em São Luís, Maranhão, em 1868. Filho de família maranhense rica e culta. Ainda jovem foi para o Recife estudar direito. Formou-se em 1886 e mudou-se para o rio de janeiro, seguindo sua magistratura. Foi como juiz municipal em Porto do Cachoeiro, no Espírito Santo, em 1890, que colheu dados para seu futuro romance Canaã, publicado em 1902. Em 1922, sem ter publicado livros, entrou precocemente para a recém-fundada Academia Brasileira de Letras. Em 1924, após uma conferência sobre “O Espírito Moderno”, desliga-se da Academia.
Entre 1900 e 1920, como diplomata do Itamarati, desempenhou várias missões diplomáticas na Inglaterra, Itália, Suíça, Noruega, Dinamarca França e Holanda. Em 1920 regressou ao Brasil, convencido de que a literatura brasileira precisava mudar. Passa a integrar o movimento que revolucionou o país, a Semana de Arte Moderna. No dia 13 de fevereiro de 1922, proferiu o discurso inaugural do movimento, "O Espírito Moderno". De personalidade combativa, aderiu em 1930, à Revolução de Outubro, que colocou Getúlio Vargas no poder.
Em 26 de Janeiro de 1931, no Rio de Janeiro, Graça Aranha falece aos 62 anos de idade.
Principais Obras e suas Temáticas
Romance:
Canaã (1902) – O romance aborda a imigração alemã no estado do Espírito Santo, por intermédio do conflito entre dois personagens principais, Milkau e Lentz, que representam diferentes linhas filosóficas. Temas como