ambiente
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O Brasil é um país urbano e litorâneo, concentra cerca de 85% da população em áreas urbanas, vivendo, na sua maioria, em uma faixa de 100 km de largura contados a partir do litoral. Essa concentração nas cidades ocorre porque as pessoas de baixa renda são praticamente expulsas das áreas rurais, por condições adversas de saúde, educação e renda esquecidas por sucessivos governos. A alta mecanização das lavouras também contribui para essa migração ao eliminar muitos postos de trabalho, ocasionando o deslocamento das pessoas para os centros urbanos, provocando um alto adensamento populacional, que consequentemente ocasiona a destruição de florestas e muita poluição. Nesse sentido, o presente trabalho contribui para discussões que envolvem os problemas relacionados às definições do que seja urbano e rural, a partir de uma abordagem que considera os diversos aspectos que apontam a emergência de um governo mais preocupado com as boas condições de vida da população. Dentro desse contexto, a pesquisa aborda também a questão de como garantir o movimento sustentável nos municípios, como o planejamento pode contribuir para este desenvolvimento, e como a importância da integração entre o planejamento urbano e rural com os aspectos ambientais.
1 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento sustentável não trata somente da redução do impacto da atividade econômica no meio ambiente, mas principalmente das consequências dessa relação na qualidade de vida e no bem- estar da sociedade, tanto presente quanto futuro.
Segundo o relatório da comissão Brundtland, elaorado em 1987, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Entre elas: Limitação do crescimento populacional;
Garantia de