ambiente
A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações. A inovação trazida por essa agenda foi colocar em primeira ordem o que geralmente costumava ficar sempre em último lugar quando o assunto era desenvolvimento: o meio ambiente. Até então, todas as políticas de desenvolvimento visavam sempre o crescimento econômico legando ao último lugar a preocupação com o futuro ambiental do planeta, isso quando ainda se atribuía alguma preocupação a este assunto.
Para que possamos mudar o mundo, precisamos primeiramente mudar individualmente e se conscientizar. A Agenda 21 é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. Para iniciarmos devemos: Se conscientizar, pois para que possamos tomar algum posicionamento em qualquer área de nossas vidas precisamos parar e pensar. Logo, tomar uma atitude individual, procurar sempre estar “antenado” com os acontecimentos cotidianos. Devemos planejar uma atitude coerente e sensata, buscar idéias, novas soluções e inovar.
Colocar em prática a mesma atitude, acreditar em um Brasil, em um mundo melhor! Com isso, fixamos o instrumento e levamos a idéia para a população, para a nossa comunidade. E para atingir tal objetivo, a comunidade tem a responsabilidade de implementar as Agendas 21 locais, através de um processo participativo, visando a ação para o desenvolvimento sustentável no Município e na nossa comunidade.
Juntos por um mundo, um Brasil “A frente!”
Podemos dizer, que o objetivo da Agenda 21 é o de promover o Desenvolvimento Sustentável. Isto significa que devemos melhorar a qualidade de vida do futuro, adotando iniciativas sociais, econômicas e ambientais que nos levem a um planejamento justo, com vistas a atender às necessidades humanas enquanto se planeja cuidadosamente os diferentes usos dos recursos naturais, possibilitando