desenvolvimento humano
2-• Físico-motor: mudanças no corpo, cérebro, capacidade sensorial e habilidades motoras.
• Afetivo-social : relacionamentos com outros, maneiras de sentir, reagir e se comportar. • Cognitivo: capacidade mental – aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e linguagem.
Segundo Papalia e Olds, primeira infância que é de 0 a 3 anos, segunda infância de 3 a 6 anos, terceira infância 6 a 12 anos, adolescência 12 a 20 anos, vida adulta de 20 a 40 anos, meia idade de 40 a 65 anos e terceira idade de 65 acima.
3-As mudanças podem ser quantitativas, quando lidam com o aumento, ou redução, de uma característica, ou habilidade, já presente (ex peso, altura, vocabulário); ou qualitativas quando há mudança de tipo, estrutura ou organização de uma característica/habilidade que não existia e passa a existir ou vice-versa (ex fala, caminhar, tocar um instrumento musical).
4-Normativas: ocorre de modo semelhante para determinado numero/grupo de pessoas.
– Etárias: se dão de modo semelhante para a mesma faixa etária; pode ser biológico (menopausa, puberdade) como cultural (aposentadoria, ingresso no ensino superior);
– Históricas: são comuns para a mesma coorte (grupo de pessoas que compartilham experiência semelhante por crescer ao mesmo tempo no mesmo lugar), ex tsunami na
Ásia, terremoto do Haiti, guerras, etc...
• Não-normativas: são eventos incomuns, ou inesperados, que tem grande impacto nas vidas