ambiente
Os lixões ao contrario dos aterros tem o solo frio, ou seja toda a decomposição do lixo penetra o solo e se espalha, o que gera poluição do solo, e não apenas do local físico do lixão pois esses produtos se espalham na dos lixões. De 180.8 mil toneladas de lixo produzido no pais por dia, 32,3 mil toneladas são destinadas a lixões, ou seja 17,8%. Nessa porcentagem também existe muito material reciclável. Um estudo feito em São Paulo das 10 mil toneladas de lixo produzidas diariamente, pelo menos 1,780 toneladas de lixo reciclável são destinadas a aterros, segundo a secretaria municipal de serviço isso seria quase 90% do lixo reciclável.
A Secretaria Municipal Defende que fez trabalho de educação social, porém as cooperativas dizem que trabalham 50% acima de sua capacidade.
Como funcionam as coletas
- Coleta permanente ou troca (mecanismo permanente para coleta resíduos perigosos, troca de tinta, restos de solvente, etc.)
- Dias especiais de coleta (se não houver a coleta permanente, so resíduos devem ser encaminhados para centrais que assegurem sua gestão e eliminação de forma segura.)
- Empresas de desmontagem (Empresas que separam e comercializam os resíduos, por exemplo, oficinas que aceitam óleo de motor usado para reciclagem).
Aproveitamento do Lixo Organico
Os aterros sanitários fora ser destino do lixo, poderiam também produzir o biogás, porém ele é rico em metano e dióxido de carbono, ou seja é muito poluente. O biogás pode ser produzido através do biodigestor anaeróbico.
Mesmo assim o lixo orgânico poderia ser