redox
Na formação de uma ligação iônica, um dos átomos cede definitivamente elétron para o outro. Evidentemente, os fenômenos de oxidação e redução são sempre simultâneos e constituem a chamada REAÇAO DE OXI-REDUÇAO ou REDOX.
Primitriamente a palavra redução significou “volta ao estado inicial” de fato “invertendo”a reação anterior o ferro “volta “a forma metálica inicial
Resumindo:
-OXIDAÇAO é a perda de elétrons.
-REDUÇAO é o ganho de elétrons.
-REAÇAO DE OXI-REDUÇAO é quando há transferência de elétrons
Conceito de numero de oxidação
No caso dos compostos iônicos, chama-se NUMERO DE OXIDAÇAO (NOX) a própria carga elétrica dos íons, ou seja, o numero de elétrons que o átomo realmente perdeu ou ganhou. E no caso dos compostos covalentes? Nesse caso, não há um átomo que perca e outro que ganhe elétrons, já que os átomos estão apenas compartilhando elétrons. Entretanto, podemos entender o conceito de números de oxidação também para os compostos covalentes, dizendo que seria a carga elétrica teórica que o átomo iria adquirir elétron se houvesse quebra de ligação covalente, ficando os elétrons com o átomo mais eletronegativos. Nos íons simples, o numero de oxidação é carga elétrica real do íon. Nos compostos covalentes é a carga elétrica que o átomo iria teoricamente adquirir se houvesse ruptura da ligação covalente, ficando os elétrons com o átomo mais eletronegativo.
Dado o conceito de numero de oxidação, podemos ampliar o conceito de oxidação e redução dizendo:
-OXIDAÇAO: é a perda de elétrons ou aumento do numero de oxidação de um elemento.
-REDUÇAO: é o ganho de elétrons ou diminuição do numero de oxidação de um elemento.
AUTOR: Ricardo Feltre
4º edição
Química Vol. 1 Química Geral
Editora no derma 1994 SP