História da Administração
A administração é uma das áreas mais estimulantes , pois afeta numa amplitude considerável todos os outros âmbitos externos das empresas, buscando sempre superar os desafios competitivos, mercadológicos e o mais importante, manter a lucratividade. Podemos definir também como um conjunto de atividades que buscam utilizar a melhor ou forma mais eficiente de atingir os objetivos organizacionais. Por ser um campo cheio de variáveis e bastante flexível, há inúmeros conceitos para a pergunta '' O que é administração?'', mas a grande maioria aponta uma ideia básica – a administração é alcançar os objetivos planejados, por meio dos esforços de outras pessoas. Ela se faz necessária sempre que pessoas trabalham em conjunto, ou somam seus esforços com a intenção de alcançar um bem comum, um resultado.
A história da Administração é recente, mas sem dúvidas há referências e traços pré-históricos acerca das antigas civilizações, através de seus grandes líderes, que fizeram história seja liderando países, gerindo esforços de outros homens, coordenando explorações. Mesmo com uma grande importância, é difícil traçar ou restituir toda a linha do tempo da administração, mas em alguns casos seu uso foi evidente. Civilizações:
Sumérios
Para alguns a Administração começou na Suméria por volta dos 5.000 anos a.C quando eles buscavam melhorar seus problemas práticos, foi o povo que criou a escrita, as primeiras técnicas de engenharia e cujas lendas e mitos estão repetidas em várias culturas posteriores, como a babilônica e hebréia. Como bons comerciantes, os sumérios foram bastante dedicados à matemática. Há registros de transações comerciais envolvendo crédito, empréstimo e pagamento de juros mesmo sem sistema de cunhagem de moedas. Os preços eram geralmente fixados em relação ao valor de metais como cobre e prata, trazidos de outras regiões. Os sumérios foram os precursores da tábua pitagórica, raízes quadradas e cúbicas, frações com numerador