Ambiente
As bombas nucleares foram usadas apenas duas vezes na historia, no final da segunda guerra mundial em 1945, os Estados Unidos jogaram essas bombas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, no qual morreram aproximadamente duzentas mil pessoas, além disso milhares de pessoas ficaram com doenças graves pela radiação da bomba.
O smog na região de Londres, Inglaterra, ocorreu entre 4 e 13 de dezembro de 1952, onde indústria e residências que usavam carvão para produzir energia e calor, ao serem queimadas produzia grande quantidade de enxofre e material particulado na atmosfera. O smog foi causado devido a chegada de massa de ar frio, do norte, ocorrendo a inversão térmica, cerca de 8000 pessoas faleceram como consequência do bronquite, enfisema pulmonar, gripe e pneumonia.
Contaminação da baia de Minamata, Japão, foi detectada inicialmente em gatos a contaminação por mercúrio. Foram registrados vários casos de disfunções neurológicas, nas famílias de pescadores, gatos e aves. 700 moradores mortos e 9000 doentes crônicos devido a alta concentração de mercúrio.
2.
A população, apresentava na época, nível de conhecimento muito baixo, em relação a às dinâmicas ambientais de produtos químicos, como inseticidas herbicidas. O livro primavera silenciosa, publicado pela bióloga Rachel Carson, teve grande repercussão, pois tratava dos perigos do uso do DDT, que inicialmente era inofensivo ao home, porem atingia o metabolismo de fixação de cálcio na formação de ovos, através da cadeia trófica. O clube de Roma, criado em 1972, foi liderado pelo industrial italiano Peccei e pelo cientista escocês Alexander King, e formado por 36 cientistas e economistas, estudava o impacto global das interações dinâmicas entre a produção industrial, a população, o dano no meio ambiente, o consumo de alimentos e o uso de recursos naturais.
3.
O relatório “limites do crescimento” previa por meio de simulações matemáticas sobre crescimento populacional e nível de esgotamento