atps
- Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de cada gás.
Gás nitrogênio ( N2) 78%
É o gás presente em maior quantidade na atmosfera terrestre (78%). É uma substância fundamental para a vida na Terra, pois o nitrogênio entra na composição das proteínas, principal componente dos organismos vivos.
Gás Oxigênio (O2) 21%
É o gás de fundamental importância para os processos vitais de nosso planeta. O oxigênio é utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. Pela respiração os seres vivos produzem a energia necessária para manter os seus sistemas vitais.
Há ainda o gás hidrogênio (H2) e outros gases ditos nobres.
Gás carbônico (CO2) 0,003%
Este está presente no ar atmosférico em proporção muito pequena, mas imprescindível para a vida no planeta. O gás carbônico é utilizado pelas plantas e algas microscópicas (seres clorofilados) no processo da fotossíntese, quando parte da energia solar (luminosa) é transformada em energia química que circulará por todos os ambientes nas cadeias alimentares.
Outros Gases: Vapor da água ( H2O na forma gasosa ) e Argônio
Juntamente com o gás carbônico, o vapor da água é importante para manter a temperatura do planeta. Eles evitam que o calor escape todo para o espaço. O vapor da água também condensa formando as nuvens de onde caem as chuvas.
- Compare os gases que compõem a atmosfera e responda se todos eles são substâncias simples. Justifique sua resposta.
Nem todos os gases que foram citados se apresentam como substâncias simples, como exemplo podemos citar o vapor de água e o dióxido de carbono que são provenientes de reações químicas e por isso são substâncias compostas.
- Pesquise como é realizada a separação dos gases que compõem a atmosfera.
R: Não há separação de gases leves e gases mais pesados da atmosfera, por causa da constante mistura turbulenta que ocorre em grande escala na atmosfera.
-