Ambiente de negócios eletrônicos
Questão dissertativa para TG de Negócios Eletrônicos Takahashi (2000) divide o ambiente de Negócios Eletrônicos em sete possíveis aplicações ligando entre si:
• Governo (Government – G)
• Negócios (Business – B)
• Funcionários (Employees – E)
• Consumidores (Consumer – C)
Assim, temos G2G, B2G, G2C, B2C, B2B, B2E e C2C. Podemos observar que governo se liga a governo, negócios e consumidores; negócios se ligam a negócios, governo, consumidores e funcionários; e consumidores se ligam a governo, negócios e consumidores.
Qual o motivo para funcionários (Employees – E) só terem ligação com negócios (Businees – B) e não com outros elementos?
Comércio eletrônico
Comércio eletrônico ou e-commerce, é uma transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador.
A comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, cria valores entre organizações (B2B) ou entre organizações e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), para a aquisição de bens, produtos ou serviços, sendo finalizada com a liquidação financeira por meio de pagamento eletrônico.
Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico. Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.
Através de conexões eletrônicas com clientes, fornecedores e distribuidores, o comércio eletrônico é eficientemente nas comunicações de negócio, para expandir a participação no mercado, e manter a viabilidade de longo prazo no ambiente de negócio.
A comercialização on-line é realizada com produtos como CDs, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizado a venda de serviços