Ambiente de marketing
Top of Form
Análise do Mercado e do Ambiente de Marketing | | | |
Por Helder Haddad Vamos começar este artigo com as seguintes afirmações: - Sem informação, marketing não é nada; - Sem informação, o planejamento é nulo, sem validade; - Sem informação, nenhuma empresa sobrevive. Alguém discorda? Não? Ótimo! Compartilhando das mesmas premissas, podemos então dizer que realizar análises do mercado e do ambiente de marketing significa obter informações específicas sobre:
- o comportamento, as necessidades, os desejos e as características do cliente; - o mercado em termos de tamanho, potencial, evolução, segmentação e previsão; - os concorrentes e suas principais características; - os fatores macro e micro ambientais que influenciam o negócio; - o marketing mix (produto, preço, distribuição e comunicação); - as medidas de desempenho do negócio - vendas, participação, lucratividade.
Evidentemente, o tipo de informação mercadológica depende do momento e do contexto empresarial. Todavia, qualquer análise de mercado sempre busca avaliar: onde estamos, onde queremos chegar e como chegaremos lá. O desafio é fazer com que as possíveis análises respondam não só a questão onde estamos, mas colaborem no direcionamento estratégico do negócio (onde queremos chegar e como fazer isso acontecer). Como professor de pesquisa mercadológica, eu já tive a oportunidade de avaliar vários estudos setoriais que, tecnicamente perfeitos, eram inconclusivos nas recomendações de ações efetivas e imediatas. Esses estudos setoriais não ofereciam o “e daí ?” às suas conclusões. O “e daí ?”, que é o como fazer a partir das conclusões obtidas, sendo a parte mais importante de qualquer análise de mercado, geralmente é deixado de lado. Por ser o principal entrave para qualquer empresa, é até óbvio que muitos estudos do ambiente de marketing não se comprometam com as questões operacionais, alegando que isso compete apenas à