Ambiente do marketing
O ambiente de marketing é tudo que está ao redor das atividades de uma empresa. O ambiente é vulnerável a diversos acontecimentos e situações que colocam a empresa perante a um cenário de mudanças constantes. O conflito com este ambiente de marketing dotado de mudanças, ameaças e oportunidades servem para as empresas observarem o mercado de forma mais profunda, planejar estratégias e implementar ações que aumentem a vantagem competitiva de seus produtos.
As empresas devem ter atenção para perceber as novas tendências. O ambiente de marketing é dividido em dois tipos:
Microambiente – conjunto de fatores controláveis pela gerência da empresa, relativo aos fornecedores, colaboradores comerciais, clientes e concorrentes;
Macroambiente – constituído por um amplo conjunto de fatores composto pelas questões demográficas, tecnológicas, políticas, econômicas e culturais. São variáveis incontroláveis.
Decidir sobre a matéria-prima de um fornecedor, sobre o atendimento aos clientes internos e externos, e avaliar a concorrência são exemplos do microambientes. O macroambiente é mais percebido pela sociedade, pois está relacionado às mudanças de ordem política, degradação do meio ambiente, obsolescência tecnológica e demais fatores que exigem adequações profundas na empresa.
Os profissionais de marketing são os maiores responsáveis pela identificação das mudanças significativas do ambiente. Mais do que qualquer outro do grupo, eles devem pesquisar as tendências e oportunidades da empresa. Embora todo administrador de uma organização precise observar o ambiente externo, os profissionais de marketing apresentam duas propriedades especiais:
Seus métodos são disciplinados, inteligência de marketing e pesquisa de marketing para que eles possam coletar informações sobre o ambiente, e eles passam grande parte do tempo no meio dos clientes e dos concorrentes. Realizando um escaneamento ambiental sistemático, os profissionais de marketing tornam-se aptos