Ambiente de marketing
Os profissionais de marketing precisam fazer um bom trabalho ao construir relacionamentos com clientes, com outras pessoas na empresa e com parceiros externos. Para isso precisam entender de maneira eficiente as principais forças ambientais que cercam todos esses relacionamentos. O ambiente de marketing de uma empresa é constituído pelos participantes e pelas forças externas ao marketing que afetam a capacidade de administração de marketing de construir e manter bons relacionamentos com clientes-alvo. Empresas bem sucedidas sabem a importância de sempre estar observando o ambiente em mutação e adaptando-se a ele.
O ambiente de marketing é constituído por um microambiente e um macroambiente. O micro é formado pelos agentes próximo à empresa que afetam sua capacidade de atender clientes- a empresa, fornecedores, intermediários de marketing, mercados de clientes, concorrentes e públicos. O macro é formado pelas forças societais mais amplas que afetam o microambiente- forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
O microambiente da empresa
A tarefa da administração de marketing é construir relacionamentos com os clientes por meio da criação de valor e satisfação desses clientes. O sucesso requer a construção de relacionamentos com outros departamentos da empresa, fornecedores, intermediários de marketing, clientes, concorrentes e vários públicos, que se combinam para construir a rede de entrega de valor da empresa.
Os fornecedores
Eles oferecem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços. Problemas com fornecedores podem afetar seriamente o marketing. Os gerentes de marketing devem observar a disponibilidade dos suprimentos- escassez, atrasos na entrega, greves e outros eventos que podem atrapalhar as vendas no curto prazo e a satisfação do cliente no longo prazo. Eles também devem monitorar as tendências de preços.
Os intermediários de marketing
Os intermediários de