Ambiental
A partir dos anos 80, países como o Canadá e os Estados Unidos passaram a coletar tais garrafas, usando-as para fazer enchimentos de almofadas. Começou aí a reciclagem das garrafas PET :D
Mas foi somente nos anos 90 que o PET reciclado passou a ser usado novamente em embalagens alimentícias, isso nos EUA.
No Brasil, a cada ano, a quantidade de garrafas plásticas recicladas vem aumentando. Em 1994 apenas 18% das garrafas eram recicladas, em 2006 esse número pulou para 51,3%.
O PETRÓLEO Todo o processo de produção das garrafas PET começa nas PETROQUÍMICAS, onde o petróleo é retirado do solo e refinado através de muitos processos, os quais não citarei aqui. Mas caso queiram saber mais cliquem aqui.
Depois que o petróleo passa por todos os processos necessários, as indústrias Petroquímicas vendem vários derivados do Petróleo, um destes derivados é o PET. Assim começa a vida de uma garrafinha de refrigerante.
ETAPAS DE PRODUÇÃO Depois de produzido o PET, as indústrias Petroquímicas o vendem às Indústrias de Plástico, como por exemplo a INPLAVEL, uma das maiores indústrias produtoras de embalagens de JOINVILLE.
Depois de transportado até a sede da indústria compradora, o PET passa por cerca de 7 etapas até estar pronto para ser vendido!
PRIMEIRA ETAPA : Secagem SEGUNDA ETAPA: Alimentação – É nessa etapa que ocorre a transição do silo e a entrada da resina de PET na máquina injetora. É durante esse processo que são adicionados aditivos à resina de PET. São esses aditivos: concentrados de cor, aditivos antichama, fibra de vidro, resinas recicladas, etc.
Durante este estágio a resina continua em estado sólido, seca e exposta a uma