ambiental
Crimes Cibernéticos
DELIMITAÇÂO DO TEMA:
Reflexões a respeito do surgimento, tipologia, evolução e legislação inseridas no contexto nacional e internacional.
PROBLEMATIZAÇÃO:
A internet surgiu no auge da Guerra Fria. Inicialmente usado por Militares, como forma de comunicação, com o objetivo de se protegerem de inimigos.
Com o tempo a rede de computadores se popularizou, começando a se expandir principalmente entre adolescentes, como meio de pesquisa e também diversão. Depois, até mesmo os adultos passaram a utilizar-se desse meio para a sua profissionalização, e como meio de busca de emprego.
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros.
Assim, a rápida popularização desse meio de comunicação deu vazão ao aparecimento das então comumente chamadas “redes sociais”, com o intuito de reunirem grandes contingentes de pessoas a partir de interesses comuns, qual seja música, religião, etc. A partir daí as Empresas também viram nessa popularização uma oportunidade de inserirem seus produtos no mercado, também permitindo uma maior comodidade ao consumidor ao permitir compras por meio eletrônico, e assim trazendo vantagens com o custo menor na venda desses produtos. E por fim, a mais recente “moda”, por