mecanização da agricultura
A agricultura mecanizada é basicamente o emprego adequado dos equipamentos e máquinas agrícolas, visando sua otimização e viabilidade da obtenção de altas produtividades agropecuárias, com a racionalização dos custos e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
Essa mecanização trouxe aspectos positivos e negativos.
Alguns aspectos positivos são: o aumento da geração de alimentos, a Valorização da terra e a comercialização de grãos entre outros, gerando um crescimento economico.
Alguns aspectos negativos são: o desemprego, os funcionários que não sabem manusear as máquinas, acabam ficando desempregados, e isso gera um enriquecimento rápido do produtor e um empobrecimento das pessoas que prestavam mão de obra e que por causa da modernização da produção acabam sendo excluidas do mercado de trabalho.
Conflitos agrários: existem dois conflitos básicos que agitam o campo. O primeiro, e o mais perigo é a luta pela posse da terra entre latifundiários e o MST Movimento dos Sem Terra, que luta pela Reforma Agrária. Existem outros movimentos mas esse é o mais explosivo. O segundo é a luta pelo meio ambiente e pela preservação das florestas contra os fazendeiros que querem aumentar a área destinada a agricultura e a pecuária. É uma luta entre o poder econômico e político contra os ambientalistas que cada vez ganham mais força no mundo inteiro devido ao chamado "aquecimento global". Se o Brasil optar por ser um fornecedor de biodiesel para o mundo como faz com o álcool, será uma tremenda pressão sobre as áreas ainda virgens. As queimadas, uma tradição da agricultuta brasileira para facilitar o corte da cana já é um problema muito sério em termos ambientais. Muitos se preocupam que se o biodiesel se tornar uma prioridade econômica a área destinada a produção de alimentos poderá ser reduzida, aumentando seus preços. Será uma luta de Titãs.