trabalhos
Roteiro de Experimento
O Pêndulo Simples
O pêndulo é um dos exemplos mais comum de sistema físico da natureza. Se sairmos por ai observando o que nos cerca, veremos um número grande de objetos que oscilam principalmente ao sabor do vento. E sem dúvida o mais simples de todos é o pêndulo.
Podemos com um pedaço de cordão e uma pedra, construir este sistema. Podemos obter informações sobre o comportamento da natureza com tal objeto. A precisão da medida dependerá do tipo de equipamento que utilizarmos. Mas uma razoável informação nos é dada sem qualquer sombra de dúvida.
Duas informações nos são fornecidas com o movimento de um pêndulo. A mais simples é o correr do tempo. Podemos usar o movimento de ir e vir do pêndulo para medir os tempos entre eventos. Depois, como a oscilação de um pêndulo depende do lugar em que estamos na superfície da Terra, podemos usar o seu movimento para determinar uma das grandezas fundamentais da física que é a aceleração da gravidade. A partir da equação de movimento do pêndulo , obtemos uma expressão para a frequência angular .
Depois encontramos a relação entre o período de oscilação T, o comprimento do pêndulo l e a aceleração da gravidade g: .
Objetivo: Obter uma estimativa do valor de g usando um pêndulo simples.
Procedimento:
1. Meça o comprimento l do pêndulo. Veja que a massa do pêndulo é extensa. Isto terá algum efeito sobre o resultado?
2. Determine o período de oscilação do pêndulo. Para isto determine quanto tempo leva, para que certo número de oscilações ocorra. (Um número de quarenta oscilações é razoável)
3. Com os valores de L e T medidos , calcule o valor de g.
4. Repita o mesmo procedimento para três diferentes valores de l.
5. Calcule a média aritmética dos resultados.
Discussão dos Resultados
1. Compare o resultado obtido com o sugerido pela teoria. (Valor fornecido nos livros) 2. Procure verificar quais as causas da diferença nos valores. Para isto faça