Conceitos e estratégias para mecanização na Agricultura de Precisão
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA AGRICULTURA
Prof. A.C. VALDIERO, Prof. Olavo e Prof. Cristiano
Alunos: Kevin Faccin Melo, Leandro Kottwitz, Pablo Boufleur Stoffel, Felipe Ramboger data: 02/06/2015
EPC1: Conceitos e estratégias para mecanização na Agricultura de Precisão.
II - Tarefa:
O aluno deverá responder às questões abaixo:
E1: Escolha uma cultura para produção agrícola no sistema de Plantio Direto ou Cultivo Mínimo. Faça um desenho esquemático do fluxo de trabalho dividido em etapas e tarefas características do sistema agrícola da cultura escolhida.
E2: O que se entende por Agricultura de Precisão neste sistema agrícola?
A agricultura do cultivo do tomate exige muito do fator precisão fim de buscar a maior produtividade e qualidade da produção. Com a precisão é possível reduzir a queda, ter uma maior fertilidade e enraizamento das mudas, uniformidade, sanidade e maior desenvolvimento das plantas, revertendo em produtividade e qualidade da produção.
E3: Explique cada etapa do fluxograma destacando quais as tecnologias podem ser utilizadas para potencializar o Agricultura de Precisão e quais as variabilidades (variabilidade dos atributos do solo, do clima, das pragas, etc.) que precisam ser monitoradas.
Analisar e preparar o solo.
Variabilidade: Evitar áreas que tenham possibilidade de encharcamento, com topografia muito regular e que apresentam manchas ou bancos de areia, cascalho ou pedras.
Ao iniciar o preparo do solo deve se identificar a presença ou não de camadas adensadas. A presença e a profundidade dessas camadas são detectadas por sondagens com penetrometos ou pela abertura de trincheiras.
Adubação: 0 tomateiro é considerado, dentre as hortaliças, uma das espécies mais exigentes em adubação. Portanto, conhecer as exigências nutricionais, os principais sintomas de deficiências e o modo de corrigi-las é fundamental para o êxito da cultura.
A absorção de nutrientes pelo tomateiro é baixa até o