Fatores afetados pela agricultura de precisão
Fatores Afetados Pelo Uso De Técnicas De Agricultura De Precisão Nas Culturas Do Milho E Da Soja Na Agricultura Brasileira.
Graduando de Engenharia Agrícola
Fernando Favero
Orientador Prof. M. Sc. Kátia Zardo.
Erechim (RS), junho/ 2012.
SUMÁRIO
1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA. 3
2. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA. 3
3. OBJETIVOS. 4
4. REFERENCIAL TEÓRICO. 4
5. METODOLOGIA. 6
6. RESULTADOS OBTIDOS. 6
7. CONCLUSÕES 10
8. BIBLIOGRAFIA 11
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA.
Nos dias atuais onde se fala muito de agricultura de precisão (AP), a qual conhecida também como agricultura de informações, demanda de pessoas tecnicamente qualificadas para processar estes dados. Esta ciência gera um número considerado de dados, iniciando no preparo do solo até a colheita. Em função do aumento da produção agrícola e, consequentemente, da concorrência do mercado mundial, busca-se atingir patamares cada vez mais altos de qualidade e produtividade. Para tanto, novas tecnologias têm sido desenvolvidas para atender as exigências dos mercados nacional e internacional. Para que a agricultura alcance essa qualidade, deve-se desenvolver a qualidade, através de um acompanhamento permanente do sistema de produção. A qualidade esperada depende, dentre outros elementos, do manejo aplicado (solo, plantas) e das condições climáticas locais. Este estudo buscou entender os fatores afetados pela adoção das principais técnicas de agricultura de precisão aplicadas nas culturas de milho e soja no cenário agrícola brasileiro.
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA.
No Brasil, como em grande parte do mundo, a partir da década de 60 e com o advento da Revolução Verde, as técnicas agrícolas sofreram uma grande evolução tecnológica. Desenvolveram-se novos cultivares de soja, milho, arroz, trigo, feijão etc. para diferentes regiões. O desbravamento e a incorporação de novas fronteiras de