Agricultura e Mecanização
Agricultura com a utilização de agrotóxicos:
Segundo a ANVISA o uso de agrotóxicos degrada os recursos naturais, como a água, o solo, flora e a fauna e em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.
Além de agredir o meio ambiente, a saúde também pode ser afetada por tal substância, quando mal utilizados eles podem provocar 3 tipos de intoxicação, a aguda, subaguda e crônica.
Os agrotóxicos podem ser encontrados como residual em vegetais, verduras, legumes, frutas e grãos, ou até mesmo em alimentos de origem animal, como o leite, ovos e carnes, estes podem estar contaminados devido à alimentação do animal, como a água ou pasto que podem ter resíduos de agrotóxicos.
Muitos agrotóxicos foram proibidos, porém ainda são encontrados no mercado sendo vendidos indevidamente, especialmente sendo contrabandeados.
O uso dos agrotóxicos serve em geral para exterminar as ervas daninhas e insetos que atacam as plantações, porém, junto com esses benefícios vem muitos malefícios como os agrotóxicos podem se espalhar além das plantações contaminando devidos lugares, gera grandes índices de doenças e mortes entre os agricultores e consequências na saúde dos consumidores.
Agricultura orgânica:
A agricultura orgânica é o cultivo sem agrotóxicos, usando somente fertilizantes orgânicos, como o adubo natural que o agricultor mesmo produz.
Com a agricultura orgânica várias técnicas são utilizadas para não agredir o meio ambiente e aproveitar bem o terreno sem ter que usar químicas, que além de terem alto custo fazem o alimento perder alguns nutrientes.
Em cima da terra os agricultores colocam capim para manter a umidade do solo, fazendo-os economizar 50% de água que usariam.
A agricultura ocorre em pequenas fazendas, ou seja, é uma prática de minifundiários, seu custo é menor que o da agricultura que utiliza química, porém o processo é mais lento, tendo muito do produto estragado devido às pragas,