Mecanização da agricultura cafeeira no sul de minas gerais
SUMÁRIO
1 - Introdução
2- Objetivos
2.1- Objetivo geral
2.2- Objetivo específicos
3- Justificativa
4- Metodologia
5- Referências bibliográficas
1- INTRODUÇÃO
A mecanização do processo produtivo agrícola, é de suma importância, principalmente da colheita, sobretudo nas grandes áreas cultivadas e áreas que tem dificuldades em contratação de mão de obra. Com a mecanização, aumentou-se a capacidade produtiva da mão-de-obra à medida que o trabalho manual foi sendo substituído por mecanismos que dispunham de fontes de potência superiores à humana, inicialmente por meio da tração animal e, atualmente, com o uso de máquinas e equipamentos motomecanizados.
Hoje,a mecanização, é sem dúvida, a grande ferramenta do agricultor contemporâneo e tem a função de contribuir para o aumento da produção.
Estudo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostra que produzir café no Sul de Minas pode ser mais lucrativo do que é atualmente. Diferentemente do que se imaginava, a região conhecida por sua topografia montanhosa, de clima ameno e chuvoso, tem alto potencial para ampliar a mecanização da colheita das lavouras, reduzindo assim o peso do item mais caro no custo de produção do café.
Segundo o professor do Departamento de Engenharia da UFLA, Fabio Moreira da Silva, responsável pelo estudo, 68% das áreas de café do Sul de Minas têm condições de receber as colheitadeiras para mecanizar a retirada do café das árvores. O professor observa que, atualmente, a região, responsável por 25% da produção nacional e por quase 10% da oferta mundial de café, tem menos da metade da sua área mecanizada.O levantamento da UFLA indica que a redução no custo da colheita pode oscilar entre 26,8% e 61,7%, dependendo do sistema adotado em cada fazenda. Em propriedades que usam a colheita manual, o custo do sistema costuma variar entre R$ 2.350 e