biologia
1.1- A herança colonial – o arquipélago econômico
Mesmo o Brasil estando entre os países emergentes, o país apresenta enormes características de desigualdade social dependência financeira e tecnológica devida sua ocupação e organização econômica. O Brasil encontra-se como pais soberano devido sua participação como periferia do capitalismo, permanecendo como produtor e fornecedor de matérias primas agrícolas.
O país só se industrializou após a 2º Guerra Mundial, os indicadores sociais, tecnológico e outras dependências que o mantém como país subdesenvolvido. E devido a sua colonização a traços de sua ocupação até os dias atuais. Devido ao modo de exploração e ocupação do território brasileiro proporcionou o primeiro modo de organização econômica nos cultivos de cana de açúcar e mineração.
Os cultivos de cana de açúcar ocorriam na zona da mata, principalmente em Pernambuco e na Bahia, caracterizando se por plantação adaptada ao clima litorâneo e ao solo argiloso e fértil, cultivando um único produto voltado para a exportação, utilizando mão de obra escrava nos grandes latifúndios, a cana de açúcar era de boa aceitação no mercado europeu.
A mineração foi outra atividade importante ocorrido entre 1740 e 1750 na capitania de minas gerais. Esta atividade apresentou varias características como o aumento da população colonial com a imigração, deslocamento do eixo econômico da colônia de Salvador para Minas Gerais, desenvolvimento de atividades dependentes da mineração e a sociedade era basicamente urbana.
O arquipélago econômico no século 18 era voltado para o mercado esterno, como cana de açúcar; mineração; indústria de tabaco; produção de algodão e a pecuária. O meio de transporte foi importante para a organização do espaço econômico tanto em estradas como em portos para escoamento da produção.
1.2 - O Brasil independente e o café
No século XIX, uma nova riqueza passou a comandar a economia brasileira- o