Ambiental
TABELA PERIÓDICA
IRATI – PR
2013
INTRODUÇÃO Em laboratório foram vistos frascos contendo elementos da tabela periódica. Desta forma, observou-se que cada elemento contém formas, cores, número da massa diferente.
Hoje em dia, a tabela é completa, mas para descobrir cada elemento e seu devido lugar, houve muitos anos de pesquisas, por cientistas. Entre eles: Mendeleev, Meyer e Döbereiner.
Mesmo sabendo as devidas ordens dos elementos, é de extrema importância conhecer suas aplicações.
História da Tabela Periódica A partir de 1803, com a Teoria de Dalton, a concepção de matéria ficou mais clara. Surgia a noção de elemento químico e a possibilidade de eles combinarem, formando diferentes substâncias. À medida que os elementos iam sendo descobertos, eram feitos estudos de suas propriedades químicas e físicas.
1. Tríades de Döbereiner (Alemão: Johann Wolfgang Döbereiner – 1829) Observou que em grupos de três elementos com propriedades químicas semelhantes, o peso atômico dos elementos era quase igual à média aritmética dos pesos atômicos dos elementos externos.
Esta hipótese foi abandonada, pois foi constatada a formação de grupos com quatro elementos com características semelhantes (flúor, cloro, bromo e iodo).
2. O Parafuso Telúrico de Chancourtois ( Geólogo Francês A.E. Beguyer de Chancourtois – 1862) Baseou-se no peso atômico do oxigênio (16). Utilizou um cilindro, partindo-o em 16 partes iguais, traçou uma hélice na superfície do cilindro, com que formasse 45º com seu eixo. Sobre ela dispôs os elementos em ordem crescente de pesos atômicos, que foram tomados como ordenadas sobre várias geratrizes. A hélice atravessava as geratrizes a distância cujos valores eram múltiplos de 16 e, os elementos onde os pesos atômicos diferiam em 16 unidades, caíam na mesma geratriz. Cada grupo de geratriz tinham características semelhantes. Foi ignorado, pois