AMBEV
O presente trabalho descreve o histórico das empresas que formam o grupo mundialmente conhecido como Ambev, que por apostar em marketing e publicidade associado ao espírito empreendedor de seus fundadores conquistam seus consumidores apresentando um diferencial competitivo que proporciona ao grupo destaque no mercado.
O objetivo deste trabalho é fazer um apanhado das informações institucionais do grupo, mostrar como o grupo AB INBEV se formou e ainda abordar a maneira empreendedora de pensar de seus fundadores.
O trabalho está organizado como uma linha do tempo de acordo com o desenvolvimento da empresa.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns elementos, tais como, peças publicitárias e ações sociais.
História da Companhia
A história da Ambev começa em 1999, com a associação das cervejarias Brahma e Antarctica.
BRAHMA
Em 1879 o suíço Joseph Villiger veio para o Brasil, iniciou a produção de cerveja em sua própria casa, ele queria fazer uma cerveja que lembrasse as produzidas na Europa. Produzida em pequena escala, a cerveja ganhou sucesso primeiro entre os amigos e logo ganhou popularidade. Em 1888 registrou a Brahma na junta comercial do Rio de Janeiro, a fabrica se localizava na antiga Rua Visconde de Sapucahi, hoje Marquês de Sapucaí, com o nome de "Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia". Nesse período a produção diária da Brahma alcançava 12 mil litros e tinha 32 pessoas empregadas no processo de fabricação.
ANTARCTICA
Em 1885 foi fundada a “Companhia Antarctica Paulista”, inicialmente a companhia fabricava apenas gelo e gêneros alimentícios. Em 1888 iniciou-se a produção de cerveja, a primeira com tecnologia de baixa fermentação. A fabrica tinha capacidade de produção de 6 mil litros diários. Ficou conhecida após seu primeiro anuncio no jornal A Província de São Paulo, hoje Estado de São Paulo, em 13 de março de 1889, o anúncio dizia: “Cerveja Antarctica em garrafa e em