Amazônia
Módulo 1
A Amazônia e o Debate Ambiental
Prof. Dr. Manuel Dutra, Jornalista, professor no Dep. de Comunicação da UFPA, especialista em Educação Ambiental, mestre em Planejamento do Desenvolvimento, doutor em Ciências Sócio-Ambientais (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA
A AMAZÔNIA E O DEBATE AMBIENTAL
I. Diálogo inicial:
Eu costumo iniciar os meus cursos presenciais com um texto especialmente preparado para a ocasião, ao qual chamo de texto de aquecimento. Trata-se, como diz o título, de um “aquecimento” mesmo, isto é, de uma introdução à disciplina, ao seu conteúdo, à sua importância e aos seus objetivos. É uma forma inicial de diálogo com os demais participantes.
Neste curso a distância, vou utilizar o mesmo recurso metodológico, no sentido de deixar você com uma visão ampla sobre o diálogo que vamos travar, dos objetivos da disciplina, um texto cheio de claros que possibilitem o diálogo, as indagações e os acréscimos que a experiência e o conhecimento prévio que você tem acumulados certamente levantarão. Em seguida, vêm os textos de aprofundamento.
Vamos olhar as questões amazônicas a partir dos discursos que se produzem sobre esta região, discursos de hoje, mas construídos com elementos recorrentes, históricos. Entendemos os discursos como produtos e produtores de realidades concretas, eles não se fazem no vazio, mas dentro de contextos cheios de sentidos, de intenções, de estratégias exta-discursivas.
Vamos dar uma olhada nas crônicas das descobertas, desde o momento em que o Brasil foi inventado pelo colonizador europeu, até chegarmos a um dos lugares hoje privilegiados de produção discursiva, que é a mídia.
A televisão, os jornais, revistas, o rádio, a internet com seus bilhões de sites, constroem os seus discursos, as suas mensagens a partir do que se diz e pensa em inúmeros outros campos institucionais, como os campos da política, da