corrente eletrica espiras
Disciplina: Física I
Professor: Raphael F. Coelho
Turma: 2º ___
Data: 29/09/2014
Bimestre: 3º
Conteúdo: Magnetismo
1. Um elétron é acelerado, a partir do repouso, ao longo de 8,8 mm, por um campo elétrico constante e uniforme de módulo E
= 1,0 × 10¦ V/m. Sabendo-se que a razão carga/massa do elétron vale e/m = 1,76 × 10¢¢ C/kg, calcule:
a) a aceleração do elétron.
b) a velocidade final do elétron.
Ao abandonar o campo elétrico, o elétron penetra perpendicularmente a um campo magnético constante e uniforme de módulo B = 1,0 × 10−£ T.
c) Qual o raio da órbita descrita pelo elétron?
4. Uma partícula de massa m = 9,1 . 10−¤¢ kg e carga q = 1,6 .
10−¢ª C penetra com velocidade v = 4,4 . 10§ m/s, numa região onde existe um campo de indução magnética B = 1,0 . 10−¤ T uniforme, perpendicular à trajetória da partícula e sentido para fora do papel (ver figura).
a) Calcule a força que B exerce sobre a partícula.
b) Qual é a direção dessa força em relação à trajetória da partícula? c) Que tipo de trajetória a partícula descreve? Justifique.
2. Uma bonequinha está presa, por um ímã a ela colado, à porta vertical de uma geladeira.
a) Desenhe esquematicamente essa bonequinha no caderno de respostas, representando e nomeando as forças que atuam sobre ela.
b) Sendo m = 20g a massa total da bonequinha com o ímã e ˜
= 0,50 o coeficiente de atrito estático entre o ímã e a porta da geladeira, qual deve ser o menor valor da força magnética entre o ímã e a geladeira para que a bonequinha não caia? Dado: g
= 10m/s£.
3. Uma partícula carregada entra em uma região de campo magnético uniforme, B vetorial, com a trajetória perpendicular ao campo. Quando a energia cinética da partícula é 4,0 × 10−¢£
J, o raio de sua órbita circular vale 60 cm. Qual seria o valor, em centímetros, do raio de sua órbita circular, se esta mesma partícula tivesse uma energia cinética igual a 2,56 × 10−¢£ J?
5. Um campo magnético uniforme, B