amazonia
O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador.
Temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.
Devido a grande quantidade de calor e umidade a cobertura vegetal presente apresenta uma complexa e rica diversidade na composição da flora do Estado do Amazonas.
A estrutura geológica presente na região da Floresta Amazônica é oriunda de fenômenos geológicos ocorridos ao longo de milhões de anos que consolidou a formação de depressões e planícies, que são caracterípraticamente sticas predominantes em todos estados que fazem parte da Amazônia.
O Estado do Amazonas possui em seu território o rio de maior volume de água do mundo, o Amazonas.
O rio Amazonas possui 6.570 quilômetros de extensão, e o volume de 100.000 metros cúbicos. Esse rio nasce na Cordilheira dos Andes no Peru, o Amazonas forma a partir da junção de dois grandes rios, o Solimões e o Rio Negro, após esse processo o rio atinge 10 quilômetros de largura e sua profundidade pode alcançar cerca de 100 metros.
Somente a Bacia do Amazonas representa, aproximadamente, 20% de toda reserva de água doce do mundo.
O Estado do Amazonas é banhado por uma infinidade de rios interligados, formando uma rede hidrográfica integrada, dos quais se destacam os rios Purus, Juruá, Iça, Vapés, Negro, Madeira e Solimões.
A hidrografia do Estado é de extrema importância no transporte hidroviário, economia, atividade pesqueira entre outros.