amarelinha
Também conhecida como
O nome da brincadeira vem do francês:" marelle". Só que" marelle", em francês, não significa amarelo. Amarelo é" jaune". Mas como as palavras eram parecidas, traduzimos nossa brincadeira com ? amarela E para deixar tudo mais bonitinho, batizamos de Amarelinha.
A Amarelinha tem muitos nomes:
Jogo da Macaca; Jogo-do-Homem e Pé-Coxinho. (Portugal)
Hopscotch (Inglaterra e Estados Unidos)
Ishikeri (Japão)
Cuadrillo, Infernáculo, Reina Mora, Pata Coja ou Rayuela. (Espanha)
Academia, Cademia e Marelinha (Rio de Janeiro)
Pular Macaco ou Macaca (Bahia e Pará)
Maré (Minas Gerais)
Avião (Rio Grande do Norte)
Sapata (Rio Grande do Sul)
Não conhece?
A Amarelinha não precisa de um número certo de participantes. Brinca quem quiser. Cada participante ganha uma pedrinha. A idéia é ir jogando a pedrinha nas casas numeradas de 1 a 10 e pulando-as com um pé só, evitando a casa com a pedra. Quem conseguir pular por todos os números primeiro é o vencedor.
É muito fácil brincar
Primeiro, desenhe a Amarelinha no chão com uma pedra ou um pedaço de giz. O desenho é formado por quadrados numerados de 1 a 10 e com uma área final, chamada de ?céu?.
Sorteie quem vai começar. O jogador deve atirar a pedrinha dentro dos limites da casa nº1 e ir pulando num pé só, como um saci, com o cuidado de evitar a casa que tiver a pedrinha. Quando chegar ao céu, volta, pulando do mesmo jeito, até chegar perto da casa nº1. Lá, precisa pegar a pedrinha sem cair, pular a casa nº1 e voltar para o início. Se fizer tudo bem direitinho, pode tentar jogar a pedrinha na casa nº2 e assim por diante, até acabar o jogo. Quando errar (ou porque a pedrinha não caiu na casa certa, ou porque perdeu o equilíbrio), a vez passa para o próximo jogador. Ganha quem conseguir chegar primeiro à casa nº10.
Brincar só faz bem
Essa brincadeira ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e a atenção.
Você sabia?
Parece que a Amarelinha foi inventada em