alúmen de Potássio
1-Objetivo 3
2-Fundamentação Teórica 3
3-Metodologia 4
3.1-Materiais e Soluções 4
4-Resultados 5
4.1-Pós Prática 5
6-Bibliografia 6
1-Objetivo
A síntese dos cristais do alúmen de potássio a partirdo alumínio da latinha de refrigerante. 2-Fundamentação Teórica
O alumínio é um metal branco, dúctil e maleável. Funde a 659°C. Os Objetos de alumínio expostos ao ar são oxidados na superfície, mas a camada de óxido protege o objeto da oxidação posterior. O acido clorídrico diluído dissolve o metal facilmente, enquanto a dissolução no acido sulfúrico ou nítrico diluído e mais lento. O alumínio forma compostos somente no estado de oxidação 3+. Seu hidróxido é anfótero, sendo uma substancia gelatinosa de cor branca possuidora de um grande poder de adsorção. Soluções contendo o íon Al3 são incolores. Seus halogenatos, nitrito e sulfato são solúveis em agua; apresentam reações devido a hidrolise. Sulfato de Alumínio só pode ser preparado em estado seco, pois, em soluções aquosas, ele hidrolisa, formando o hidróxido de alumínio, Al (OH)3.Osulfato forma sais duplos com sulfatos de cátions monovalentes, cristais de aparência atraente, chamados de alúmen .
As soluções aquosas dos sais de alumínio são ácidas por causa da facilidade de ionização de um próton no Al (H2O)63++. O campo elétrico intenso dos íons pequenos, de cargas altas, atrai os elétrons das moléculas de água, tornando-os doadores de prótons. A constante de ionização para reação mostra que o íon Al3 é um ácido, aproximadamente tão forte quanto o ácido acético. Essa acidez pronunciada é esperada de qualquer espécie que forma um óxido anfótero.
3-Metodologia
Pesou-se 1 g de alumínio bem picadinho e colocou-o em num béquer de 250 cm3 acrescentando-se 50 cm3 de uma solução 4,0 mol/dm-3 de KOH. Observa-se a mistura em reação ate que a liberação de gás hidrogênio não fosse mais observada. Filtrou-se a mistura, coletou-se o filtrado num béquer