Alumen de Potassio
A reação do alumínio metálico com a solução 3 molar de hidróxido de potássio (KOH) foi bem sucedida, já que foi constatada a formação de cristais de alúmen de potássio pelos discentes do grupo, também foi percebido a liberação de um gás quando a solução foi agitada com um bastão de vidro sob a capela, no qual era o gás hidrogênio (H2).
Adição de alumínio sólido em solução de KOH, sob agitação:
2Al(s) + 2KOH(aq) + 6H2O(l) 3H2(g) + 2K+(aq) + 2[Al(OH)4](aq)
Adição de H2SO4 a solução filtrada, sob agitação:
[Al(OH)4]-(aq) + H+(aq) [Al(OH)3](s) + H2O(l)
Resfriamento da solução no béquer:
K+(aq) + Al3+(aq) + 2(SO4)2-(aq) + 12H2O(l) KAl(SO4)2.12H2O(s)
Quando é adicionada a solução 6 molar de ácido sulfúrico (H2SO4) ocorre a precipitação do hidróxido de alumínio e a formação de água (H2O) . Após isso, a solução é filtrada e lavada com etanol para que mais cristais da solução sejam precipitados. Quando a solução é resfriada, é formado o sulfato duplo de alumínio e potássio, pode ser chamado também por alúmen de potássio.
F) Conclusão Geral
O experimento teve como objetivo a produção de alúmen de potássio a partir dos íons de potássio e de alumínio. A solubilidade afeta diretamente na precipitação do alúmen, devendo haver atenção especial por parte dos alunos no início do experimento para que não venha a ocorrer erros ao final do experimento e abordo do procedimento sem a devida conclusão do objetivo inicial O alúmen tem varias aplicações na indústria como: purificação da água, curtimento do couro e tem também uso em cosméticos como desodorantes e cremes pós-barba.