O Analfabetismo Digital
A integração entre a informática e a comunicação é algo amplamente discutido nos dias atuais. Não é mais possível fechar os olhos diante da presença cada vez mais constante da mídia tecnológica no dia-a-dia dos cidadãos do mundo inteiro. Em ações cotidianas o sujeito se depara com a presença da informática: seja em uma transação bancária, e um supermercado até no transporte público de cada dia. Como cita Lyotard (1988:4) "multiplicação de máquinas informacionais afeta a circulação de conhecimentos, do mesmo modo que o desenvolvimento dos meios de circulação dos homens (transporte), dos sons e das imagens (media) o fez".
Dominar ou ao menos conhecer o uso o uso dessa nova ferramenta da comunicação se faz não só necessário como também essencial para o convívio e interação social.
A sociedade não pode se manter apática e distante desta realidade, ao contrário, deve ir em busca do conhecimento, Principalmente aqueles oriundos de camadas menos favorecidas cultural e financeiramente. Embora este indivíduo esteja emerso nestas tecnologias em seu cotidiano, na maioria das vezes ao invés de facilitar seu dia-a-dia. Estes recursos acabam sendo, mais um obstáculo para sua ascensão profissional, diminuído a possibilidade de competir em igualdade com sujeitos chamados "alfabetizados tecnológicos" aumentando o número de desempregados e inchando as estatísticas de pobreza e miserabilidade.
2.0 - JUSTIFICATIVA
O mundo da informatização está cada vez mais presente no nosso dia a dia e por isso precisamos estar preparados e neste contexto surge uma nova ferramenta do conhecimento, a informática.
Visando abordar diferentes ângulos de leitura, conduzir um novo caminhar voltado para a utilização do computador, não como diversão, mas como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, tanto na escola, como em casa, enfim... no nosso dia-a-dia, e em busca da valorização do nosso patriotismo, expressão corporal, linguagem gestual, verbal,