Além do lecionar
Ana Cristina Pacheco Cruz - RA: 1122422
Pólo Butantã
Turma 2012
Além do lecionar
O estudo da Sociologia é fundamental para a formação do pedagogo, pois lhe permite tomar consciência do ambiente que rodeia a escola, aprofundar nas peculiaridades da comunidade em que ela está inserida e, sobretudo, dedicar-se de forma mais embasada à educação dos alunos, aproveitando-se dos seus conhecimentos prévios e características sociais. Essa forma, porque não dizer, 'individualizada' de ensino mostra-se mais fecund do que uma transmissão unilateral de conhecimento, que não leva em conta as realidades dos alunos. E o estudo da Sociologia e a Educação fornece o arcabouço necessário para um bom exercício da pedagogia.
O estudo da Gestão, por sua vez, permite ao pedagogo ter uma visão mais ampla sobre o processo de ensino, sobre as possibilidades existentes e alternativas às dificuldades encontradas pelo caminho (tanto em termos intelectuais quanto materiais). Fazer um uso eficiente dos recursos, compatível com os objetivos preestabelecidos, é fundamental para o êxito da atividade pedagógica. Além disso, o pedagogo não tem sua atuação restrita aos ambientes escolares. Também há quem busque trabalhos nas áreas empresariais ou na própria administração das instituições de ensino e, nesses casos, o conhecimento da teoria e a experiência prática da gestão tornam-se ainda mais importantes.
Alguns exemplos podem elucidar a relevância dessas disciplinas. Um professor que dá aulas em uma escola pública da periferia talvez possa usar como referência os problemas da comunidade relativos à falta de água e luz para explicar os fenômenos naturais numa aula de geografia, promovendo um maior envolvimento dos alunos. Em escolas de classes mais abastadas, em que essas realidades não são vivenciadas pelos alunos, talvez sejam necessários artifícios para aproximá-los dessa realidade e envolvê-los, como mostrar notícias de jornal que