Alzheimer
Ano Lectivo 2011/12
Adaptação de exercício físico e limitação a algumas doenças
Trabalho elaborado por: Ana Costa nº1 João Aguiar nº17 Professor: Rafael Fonseca Turma:20 Ano:10º
Introdução
Com este tema de desequilíbrios e doenças vamos abordar os seguintes tópicos:
- Hemofilia
- Trombose
- Arritmia Cardíaca
- Colesterol
- Hipertensão
Por consequência iremos abordar os tratamentos e seus cuidados/causas.
Índice
Hemofilia
Hemofilia é o nome de diversas doenças genéticas hereditárias que incapacitam o corpo de controlar sangramentos, é conhecida tecnicamente como diátese hemorrágica , isto é, hemorragias instantâneas.
As deficiências genéticas podem causar - a diminuição da actividade dos factores de coagulação do plasma sanguíneo de modo a que quando um vaso sanguíneo é danificado, um coágulo não se forma e o vaso continua a sangrar por um período excessivo; o sangramento pode ser externo se a pele é danificada por um corte, e pode ser interno em músculo, órgãos ou articulações.
Tratamento: Não há cura para a hemofilia, controla-se a doença com injecções regulares.
Fisioterapia: Faz toda diferença na hemofilia, tanto previne as intercorrências hemorrágicas, devido ao fortalecimento da musculatura, bem como o aceleramento e a recuperação, eliminando ou diminuindo drasticamente a possibilidade de sequelas.
Cuidados de Enfermagem: Proteger de traumatismos; Observar e anotar episódios hemorrágicos; Adotar cuidados especiais na realização de lavagens intestinais;
Trombose
Trombose é a formação de um trombo isto é, uma coagulação no interior do vaso sanguíneo. Às vezes pode ocorrer em uma veia situada na superfície do corpo, nesse caso é chamada de tromboflebite superficial ou simplesmente tromboflebite ou flebite.
A trombose é causada devido a uma anomalia (dano nas paredes do vaso ou por um trauma ou infecção).
Causas da trombose: 1. Composição do sangue 2. Qualidade das