Alunos com necessidades especiais: Deficiência intelectual e Altas habilidades
Maria Aparecida de Oliveira
Professor-André Ricardo Gonçalves Dias Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia ( PED 0693) –Educação Inclusiva
10/06/2013
RESUMO
Nas últimas décadas muitos estudos surgiram a cerca de alunos com necessidades especiais. Através desses estudos e de um olhar apurado a esses indivíduos é que eles tiveram a oportunidade de frequentar uma escola regular com outros alunos que podem não possuir as mesmas necessidades. Este trabalho possui por foco o estudo dos alunos com necessidades especiais com ênfase em deficiência intelectual e altas habilidades. Com este trabalho conclui-se que os alunos com as necessidades especificadas precisam de oportunidades iguais aos demais alunos para que eles desenvolvam seu próprio método de aprendizagem. A motivação é própria de cada aluno, mas a criação de um ambiente propício ao aprendizado é tarefa da escola como um todo.
Palavras-chave: Necessidades especiais, deficiência intelectual, altas habilidades
1 INTRODUÇÃO
Há muitos anos que a inclusão social tem se tornado um assunto de elevada importância no meio científico. Muitos estudiosos tem se preocupado com o trato da inclusão tanto no que abrange a sociedade como o indivíduo a ser incluído. São considerados grupos para inclusão idosos, negros, cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e intelectuais entre outros.
Neste trabalho, serão foco de estudo, os alunos com necessidades especiais com ênfase em deficiência intelectuais e altas habilidades.
Necessidades especiais decorrem da dificuldade ou capacidade educativa do aluno em relação a sua aprendizagem. Muitas vezes os alunos que possuem (necessidades educativas especiais) necessitam de algum auxílio no processo de aprendizagem. Nas escolas, esse auxílio é dado pelo professor titular ou por uma pessoa chamada de