Aluno
A seção principal da caixa de direção ZF 16S-1650 é constituída por uma caixa básica com quatro velocidades à frente e uma à ré.
A combinação da caixa básica com o grupo redutor resulta em oito marchas básicas, engatadas em posições seqüenciais do tipo duplo “H” pela alavanca de mudanças.
O grupo redutor atua nas marchas de 1ª à 4ª e ré (primeiro “H”) e permanece sem atuação nas marchas de 5ª à 8ª (segundo “H”).
O acoplamento e desacoplamento do grupo planetário , responsável pela redução, são feitos pneumaticamente por meio do deslocamento lateral da própria alavanca de mudanças ao passar de um “H” para o outro.
Um dispositivo mecânico (Interlock) impede a passagem de um “H” para o outro enquanto o engate do GP não está completo.
Uma mola posicionadora mantém a alavanca na linha de engrenamento da 3ª e 4ª (primeiro “H”) ou da 5ª e 6ª (segundo “H”).
O grupo desmultiplicador atua na ré e nas oito marchas básicas, o que possibilita a obtenção de oito marchas à frente e uma à ré adicional desmultiplicadas.
A seleção entre as duas constantes de redução do GV, para engatar uma marcha baixa (reduzida) ou uma alta (rápida), é feita de modo pneumático baixando ou levantando o botão seletor localizado no punho da alavanca de mudanças. O overdrive, ou sobre marcha, consiste numa unidade, montada atrás da caixa de mudanças, destinada a proporcionar uma velocidade, para além da prise, que permita uma marcha econômica a um baixo regime de rotações do motor, sem redução da velocidade de deslocamento.
[pic]
Em alguns modelos de automóveis, o over drive atua também em terceira, ou mesmo em segunda, o que aumenta, para o motorista, as possibilidades de escolha de redução.
As unidades over drive têm, em geral, um sistema de engrenagens epicicloidais que inclui uma embreagem cônica acionada hidraulicamente. Quando o overdrive não está em funcionamento, a embreagem que está ligada à roda central, torna-se