aluno
FAIXA ETÁRIA
Acima de 5/6 anos
LOCAL
Escola, Acampamentos, Salão de Festas, Condomínio, etc.......
ESTIMULAR
Agilidade, Atenção, Concentração, Cooperação, Estratégia, Raciocínio lógico
PARTICIPANTES
Indefinido (podem ser vários grupos)
MATERIAL
Lápis, papel e um prêmio (balas, bombons, brinquedos)
OBJETIVO: decifrar as pistas e chegar ao tesouro desenvolvimento Dentro de uma área pré-definida espalhe antecipadamente as pistas anotadas em um papel, sendo que cada pista traga uma informação que leve a outra pista, sendo que a última levará ao tesouro.
Os jogadores recebem uma pista inicial para começar a caçada (entregue na “mão” de um dos alunos do grupo). Adapte as pistas de acordo com a idade dos participantes, com alunos mais jovens faça pistas mais óbvias já para os mais experientes aumente a dificuldade.
A graça do jogo está justamente nas pistas que podem trazer charadas, enigmas, anagramas, cruzadinhas, caça-palavras, frases incompletas. Lembrando que a solução sempre levará à outra pista.
Com um número grande de jogadores divida-os em equipes em uma competição. Nesse caso, use cores ou números diferentes para cada equipe. Faça rotas diferentes para cada equipe que levem ao mesmo tesouro e adapte a dificuldade das pistas para a idade de cada integrante.
IMPORTANTE:
1. CADA EQUIPE DEVE SER ACOMPANHADA POR UM ADULTO (MONITOR)
2. O MONITOR DEVE REUNIR TODOS OS ALUNOS PARA LER CADA CHARADA
3. DEVE FICAR CLARO QUE CADA EQUIPE SÓ PODE PEGAR AS PISTAS DA SUA COR OU NÚMERO
4. SOMENTE PODERÁ CHEGAR AO TESOURO A EQUIPE QUE PASSAR POR TODAS AS PISTAS
5. A ÚLTIMA PISTA DEVE SER O “VALE TESOURO” E PODE SER ESCRITA DA SEGUINTE MANEIRA: “PARABÉNS, VOCÊS CONSEGUIRAM PASSAR POR TODOS OS LOCAIS. AGORA PEGUEM TODAS AS PISTAS E LEVEM AO SEU PROFESSOR PARA ELE CONFERIR.”