Campanha de Relações Públicas
HISTÓRICO
O Centro de Estudos Euclydes da Cunha – CEEC é um órgão suplementar da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação conforme estabelece o Regimento Geral da UNEB, sendo a sua principal finalidade “promover estudos e pesquisas sobre os movimentos sócio-religiosos do semi-árido baiano”.
Para atender este requisito primordial foi elaborado e implantado em 1986 o Projeto Interdisciplinar de Desenvolvimento Integral da Área do Sertão de Canudos – PIDIASC, atividade que visava pesquisar e realizar investigações sobre o conflito histórico de Canudos, fato ocorrido nos sertões da Bahia entre novembro de 1896 e outubro de 1897.
Como produto das averiguações procedidas em arquivos públicos, civis, militares e religiosos, associadas ao trabalho de campo realizado pela Arqueologia e a Antropologia no Parque Estadual de Canudos criado pelo Decreto 33.333/86 do Governo do Estado da Bahia, reuniu-se valioso acervo histórico com 33.000 mil documentos hoje disponíveis em mídia digital para os consulentes desejosos de realizar pesquisas sobre o assunto.
Atualmente o CEEC ampliou a dimensão espacial, embora mantenha como prioridade de sua atuação e prossegue realizando projetos e atividades no semi-árido baiano, ao tempo que colabora com outras instituições acadêmicas e culturais, apoiando e participando de eventos diversos na Bahia e em outros estados da Federação, além de publicar livros, material áudio-visual e iconográfico, tendo como principal enfoque a história, a memória e a cultura popular do Nordeste.
OBJETIVOS
GERAL
Proceder, estimular, orientar e divulgar estudos e pesquisas, sobre o semi-árido da Bahia, com ênfase para os movimentos sócio-religiosos e a cultura popular sertaneja em seus múltiplos aspectos.
ESPECÍFICO
Promover intercâmbio com os Departamentos e Colegiados, prioritariamente dos cursos de História da UNEB, para intercâmbio