AVA - Sustentabilidade - Projeto de sustentabilidade estabelecendo o objetivo geral, objetivo específico e público-alvo.
Proposição: elaborar um projeto de sustentabilidade estabelecendo o objetivo geral, objetivo específico e público-alvo.
Projeto: São Paulo mais verde
Mapear todas as regiões da capital paulistana detectando as áreas de maior carência para o plantio de árvores, bem como checar as condições para a execução em via pública. Reorganização de praças e canteiros para a melhora ambiental, climática e estética visando o bem estar dos cidadãos.
- Considerações e traços gerais:
Uma árvore plantada com as técnicas corretas, no lugar apropriado e sendo de espécie adequada, só traz benefícios às zonas urbanas. Além da beleza e da agradabilidade que a natureza propicia à vida humana, a fauna também é beneficiada com expansão do seu habitat e conseqüente incremento das fontes de alimento. Além disso, uma rua arborizada contribui para o micro clima, melhorando a umidade do ar e reduzindo as altas temperaturas das superfícies de asfalto e concreto.
As árvores absorvem e retêm águas de chuva. Além disso, estudos apontam que uma rua bem arborizada tem maior valor imobiliário agregado. A população pode contribuir com plantio arbóreo em áreas particulares, quintais e pátios. As árvores plantadas dentro do lote têm melhores condições de desenvolvimento. Os viveiros da prefeitura possuem diversos tipos de árvores, principalmente as frutíferas, "grandes investimentos" para as próximas gerações.
Objetivo Geral: buscar a implantação do projeto “São Paulo mais verde” trazendo mais árvores para a cidade de São Paulo. Envio de agentes para pesquisas de campo e coleta de dados em toda a extensão da capital metropolitana.
Objetivos Específicos: conscientizar a população de bairros com escassez de recursos naturais em vias públicas no esforço de preservação do meio ambiente através da abordagem verbal dos agentes, bem como pela distribuição de panfletos educativos.
Publico Alvo: toda a população da cidade de São Paulo.