Aluno
Etnocentrismo: Considera que a bagagem cultural da sua sociedade é superior a das outras, concluindo assim que os costumes e cultura de outras soecidades são errados ou inferiores.
Relativismo: Ligado a pesquisas e ciência, o relativismo estuda as culturas com tentativas de não julgar, afirmando que uma seja melhor que a outra. Tenta ter uma visão neutra dos acontecimentos e dos costumes daquela sociedade. Acredita que a cultura é ao lugar que ela está inserida e por isso só faz sentido para a sociedade que faz parte daquilo. (O que pode ser considerado “selvagem” ou “barbaro” pra ti pode não ser considerado para eles.)
# Um exemplo de teória etnocentrica é o evolucionismo social de morgan, que dizia que a sociedade evoluia para um ponto congruente. Morgan determina que as condições básicas para se avaliar o desenvolvimento das sociedades são as invenções e descobertas (fogo, armas de pedra e logo depois das de ferro etc) e por outro lado suas instituições (família, governo etc). Cada grupo de desenvolvimento matérial ou institucional caracterizam a formação de um periodo e sua destinção dos demais. A escala de Morgan se baseia em:
Selvagens - Barbaros - Civlizados
5. Evolucionismo social X Biologico
O evolucionismo social imagina que todas as culturas estão evoluindo para um ponto convergente e sendo assim, elas podem ser classificadas em estágios de maior ou menos evolução e o evolucionismo biólogico é o evolucionismo das especies de darwin que fala da evolução aplicada na natureza e nas áreas biologicas, coisas como seleção natural e outros.
Este é o evolucionismo verdadeiro (o de darwin), que nasceu depois da criação das teorias de evolucionismos sociais e culturais.
Darwin: um ser cria o outro. Por isso que eles evoluem pro mesmo ponto
Social: uma cultura não cria a outra por isso elas não podem estar evoluindo pro mesmo tempo. Não se poder dar valores evolutivos a questões culturais, matériais ou