Antiguidade Tardia
A antiguidade Tardia está presente entre a Antiguidade Clássica Greco-Romana e a Idade Média. Ela se deu início com a queda do Império Romano do Ocidente, a partir do século III, e se estende até as conquistas Islâmicas e a ação do Império Bizantino na refundação da Europa Oriental.
A queda do Império Romano vem quando o exército deixa de conquistar mais terras,porque neste momento o exército está fraco e sem forças pra combater os invasores, gerando um empobrecimento do estado. Esse empobrecimento faz com que se cobre mais impostos, escravos ficam cada vê mais caros, ocasionando problemas em diversos setores, causando o início da luta interna do Império. O que fez gerar uma segunda capital romana, em Bizâncio, e o início da degradação do Ocidente, já que o Oriente era mais rico. Além de não ter suas estradas atacadas, suas propriedades eram grandes e mais parceladas, era rota comercial que vinha pelo sul, e ninguém ganhava do Oriente quando o assunto era guerra pelo mar. O lado Oriental também foi atacado pelos invasores bárbaros, mas não sofreram tanto como no Ocidente, e se mantiveram de pé com o Imperador Constantino que se converteu ao cristianismo e que funda na cidade de Bizâncio, O Império Bizantino, após sua morte a cidade passa a se chamar Constantinopla, e que perdura até 1453, pondo fim a Alta Idade Média. Com essas constantes brigas entre os impérios surge o rompimento com Teodósio que o divide em dois: O Império do Oriente e o Império do Ocidente. O Império do Ocidente foi o que mais sofreu com as invasões Bárbaras, perdendo cada vez mais a força no poder, viu suas terras serem invadidas, vindo a sucumbir em 476 d.C.
Disserte Sobre as Invasões Bárbaras e seu impacto na População, Política e Economia.
A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras, foram responsáveis pela crise do Império Romano. Esse processo de ocupação foi