aluno
Os portugueses não encontraram os metais preciosos que os espanhóis haviam achado em suas colônias e preferiram garantir seus domínios no Oriente, principalmente das lucrativas rotas de comércio nas Índias: os lucros que obtinham com a venda de especiarias eram enormes!
Dica 1 – Para você entender como os portugueses chegaram ao continente americano é importante rever o conteúdo sobre as Grandes navegações. Então, acesse: http://blogdoenem.com.br/grandes-navegacoes-historia-enem/
Por esse motivo a Coroa portuguesa decidiu apenas mandar expedições para extrair o pau-brasil e fazer o reconhecimento do litoral.
O pau-brasil: De seu tronco os portugueses extraíam pigmentos vermelhos que eram muito valorizados na Europa para fabricar corantes para tecidos. Este processo exploratório contou com a mão de obra indígena. Os índios extraíam e transportavam a madeira em troca de roupas, facas, espelhos e outros produtos trazidos pelos portugueses. O valor comercial do pau-brasil fez com que a Coroa portuguesa decretasse o monopólio real sobre o produto e concedesse a comerciantes portugueses o direito de explorá-lo. Em troca esses comerciantes se comprometiam a explorar a costa brasileira e construir feitorias para proteger o litoral contra possíveis invasões. Este processo não estimulou a ocupação efetiva do país.
Como você pôde observar a extração do pau-brasil foi a principal atividade econômica realizada pelos portugueses nos primeiros anos após a chegada à América (Brasil). Os nativos trabalhavam na extração e no transporte de madeira e em troca recebiam objetos, roupas, ferramentas. Praticava-se assim o escambo (troca de mercadoria por mercadoria).
Mas, você deve estar se perguntando: –