alana
CAPÍTULO 33. REVOLUÇÃO FRANCESA (1789)
IntroduçãoAs condições que levaram até Revolução Francesa são anteriores a data do acontecido. A revolucao conseguiu derrubar o absolutismo e construiu o estado liberal. Atendeu somente aos interesses burgueses.
Apogeu:
*consolidação das ideias iluministas;
*fim do estado absolutista;
*independência da América Latina (Revolução Gloriosa).
Importancia politica: absolutismo -> estados liberais
Importancia socioeconômica: ascensão da burguesia
A Revolução Francesa foi mais abrangente do que a Revolução Gloriosa, porque defende os ideais iluministas, servindo de exemplo para o mundo. O processo revolucionário liberal tinha o objetivo de derrubar o absolutismo. Foi um processo burguês, mesmo havendo participação do povo (foram usados como massa de manobra), já que só os burgueses se beneficiaram. Quando o absolutismo cai, a burguesia assume o poder político e promove a Revolução Industrial, que visa o capitalismo. Todas as revoluções liberais foram burguesas, menos a independencia do Haiti.
A Revolucao Francesa foi a revolução mais burguesa que teve, porque serviu de modelo de referencia, influenciando outras revoluções e teve apoio popular. A Bastilha é o símbolo do absolutismo, sendo o marco inicial para a Revolução Francesa. A burguesia resolveu se aliar ao povo para evitar mudanças mais drásticas que favorecessem as camadas inferiores, quando o povo resolveu tomar a Bastilha.
Antecedentes
*Motivação ideológica: a Revolução Francesa foi altamente influenciada pelas idéias iluministas;
*Motivação política: o interesse da burguesia em alcançar poder político (eles não tinham, pois não eram nobres). Por mais que o estado dependesse economicamente da burguesia, os nobres eram favorecidos politicamente para controlar o governo e consolidar o capitalismo;
*Motivação social: na segunda metade do século 18 a organização social era feita em estamentos, era dividida em 3 ordens e acima delas estava o rei.