aluno
Quero começar essa palestra mostrando a vocês essa frase. “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Hipócrates foi uma pessoa respeitada no seu tempo. Ele até hoje é considerado o Pai da Medicina. A família de Hipócrates, na época era bastante conhecida por tratar e curar algumas pessoas que apareciam com alguma doença. Hipócrates foi observando, que já naquele tempo, as pessoas apareciam com doenças, muitas dessas doenças relacionadas com o que a pessoa comia. Ele fazia meio que uma entrevista sobre o modo de vida do doente, e via como era que ele se alimentava. Daí foi que ele um dia disse “Que seu sua cura venha da sua comida.”
Agora, a mais de dois mil anos depois, parece que as pessoas ainda não aprenderam esse conceito, de que a comida pode causar doenças ou evita-las, que é o que veremos aqui hoje. -Quem aqui toma algum remédio, seja ele por causa de diabetes, pressão alta, estomago...? Desde o tempo de Hipócrates, já se sabe da relação “comida-saúde-doença”. O modo como a gente come diz quais possíveis doenças a gente pode desenvolver. Diabetes, problemas no coração, muitos tipos de câncer, problema de respiração... E também se sabe que se esses problemas não forem tratados, ou se não forem evitados, eles podem levar a morte precoce das pessoas.
Então revisando aqui um pouco do que eu abordei até agora aqui com vocês. Uma má alimentação causa doenças e essas doenças pode em grande parte causar a morte.
Aí a gente fica pensando: Ah, mas como é que eu posso mudar minha alimentação? Como ter uma vida mais saudável? Como posso ter novos hábitos mais saudáveis?
A gente tem que ter em mente, que o primeiro passo pra qualquer decisão que tomamos na vida, é pensar bem antes de agir. Temos que pensar: Será que minha alimentação está me trazendo algum mal? Será que eu não estou muito parado? Será que estou cansado demais? Depois que pensamos nisso temos a