Aluno
R.: A relação entre ambos está no kanban, um cartão envelopado em plástico que tornou-se, a ferramenta que faz funcionar o sistema Toyota conforme a analogia abaixo:
Supermercado Sistema Toyota
Mercadorias compradas por cliente passam pelo caixa. Cartões contendo informações sobre as mercadorias seriam enviados ao departamento de vendas.
É realizada a baixa em estoque de acordo com as mercadorias vendidas. As mercadorias seriam imediatamente repostas.
Mercadorias expostas. Estoque de fábrica.
Mercado faz novo pedido de compras. Fábrica produz novas mercadorias para repor as que foram vendidas.
2- Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?
Sistema Toyota de produção Sistema Tradicional de produção
Fabricar somente o necessário de acordo com o modelo Just-in-time conforme a demanda.
Vende-se o produto para depois comprar a matéria prima. Produzir em grande quantidade forma organizada e econômica.
3- Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
VANTAGENS DESVANTAGENS
Economia, eliminação do desperdício. Pode faltar matéria prima devido a questões econômicas ou até mesmo catástrofes naturais, que pode culminar em parada da produção não conseguindo atender a demanda necessária, ocasionando insatisfação de seus clientes e perda de mercado para seus concorrentes.
Não ter necessidade de espaço para estocar grandes quantidades de produtos. Nem todo tipo de mercado se enquadrar neste modelo, devido alguns terem, necessidade de reposição rápida muitas vezes produtos perecíveis, assim como logística de transporte quando o fornecedor da matéria prima está geograficamente distante e dependente de uma série de questões para entrega da mercadoria (greves, engarrafamento, fiscalização, condições da rodovia, ferrovia e outros), o que pode ocasionar em atrasos e consequentemente não atender a