vascularização
Coração vascularização
. Vascularização: O endocárdio, delgada membrana que forra integralmente todas as cavidades cardíacas é impermeável ao sangue que circula nessas cavidades, o que significa que as paredes do coração devem possuir uma irrigação sanguínea própria.
Essa irrigação é assegurada pelas artérias coronárias e pelo seio· coronário. a - As artérias coronárias são duas, uma direita e outra esquerda. Elas têm o nome de coronárias por percorrerem o sulco coronário (coroa), que separa exteriormente os átrios dos ventrículos.
Ambas originam-se da aorta, logo depois que esta tem início, ao sair do ventrículo esquerdo.
A artéria coronária direita, logo depois de sua origem, dirige-se para o sulco coronário percorrendo-o da direita para esquerda, até ir se anastomosar com o ramo circunflexo, que é o ramo terminal da artéria coronária esquerda e que faz continuação a esta, circundando o sulco coronário .
••. Na altura do sulco interventricular posterior, a artéria coronária direita fornece um ramo colateral, que é o ramo interventricular posterior, o qual desce pelo sulco do mesmo nome.
A artéria coronária esquerda, de início, passa por trás do tronco' pulmonar para atingir o sulco coronário, evidenciando-se nas proximidades do ápice da aurícula (auriculeta) esquerda.
Logo em seguida, emite um ramo colateral que é o ramo interventriC cular anterior, o qual desce pelo sulco do mesmo nome; e outro que continua percorrendo o sulco coronário sob o nome de ramo circunflexo.
Como dissemos, na fase diafragmática, a artéria coronária direita se . anastomosa frontalmente com o ramo circun!lexo da coronária esquerda.
De cada ramo principal, e dos próprios troncos dessas duas artérias, saem ramos colaterais que asseguram a vascularização arterial ao coração. b - O sangue venoso é coletado por diversas veias que desembocam num sistema principal constituído pela veia magna do coraçtio {grande veia coronária), a qual se