darci ribeiro
A FORMAÇÃO E O SENTIDO DO BRASIL Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro nasceu em Minas Gerais. Formou-se em Antropologia, no estado de São Paulo, e fundamentou a maioria de seus trabalhos ao estudo dos índios, da Amazônia, do Pantanal e do Brasil Central. Foi o fundador do Museu do Índio e do Parque Indígena do Xingu. Defendeu veemente a causa indígena. Criou a Universidade de Brasília; idealizou a Universidade Estadual do Norte Fluminense; sendo Ministro da Educação e Ministro-Chefe da Casa Civil.
1. Novo Mundo MATRIZES
O povo brasileiro de Ribeiro, retrata a formação e o sentido do Brasil, discute o processo pelo qual a cultura e a sociedade brasileiras apresentam-se hoje como
“variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios e dos negros africanos”.
A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em terras brasileiras, no ano 1500, aconteceram os primeiros contatos com os europeus, nas faixas litorâneas do nosso território, predominavam os povos indígenas pertencentes ao grupo tupi-guarani.
Estes povos encontravam-se nos primeiros passos da revolução agrícola na escala da evolução cultural. Já conseguiam domesticar diversas plantas. Além da mandioca, cultivavam o milho, a batata-doce, o cará, o feijão, o amendoim, o tabaco, a abóbora, o urucu, o algodão, o carauá, cuias e cabaças, as pimentas, o abacaxi, o mamão, a erva-mate, o guaraná, entre muitas outras plantas. Inclusive dezenas de árvores frutíferas, como o caju, o pequi etc. Faziam, para isso, grandes roçados na mata, derrubando as árvores com seus machados de pedra e limpando o terreno com queimadas. (1996, p. 32)
Com o cultivo da terra garantiam a subsistência do ano inteiro. É importante lembrar que as aldeias possuíam uma estrutura igualitária de convivência. Mas, por colonização de suas