Filosofia
Sobre o Óbvio – Darci Ribeiro
Questões
1-Demonstre de forma sucinta as obviedades destacadas por Darci Ribeiro, no “Discurso sobre o Obvio”.
RESP: Darci Ribeiro destaca quatro obviedades, a começar pelo sol que nasce todo santo dia, se levanta e da a volta pelo céu e se põe. Outra obviedade citada é que os pobres vivem dos ricos. A terceira é que os negros são inferiores aos brancos. E a quarta obviedade é que nós, brasileiros, somos um povo de segunda classe, inferior, vagabundo.
Diante destas quatro obviedades, Darci Ribeiro demonstra que o óbvio é como um jogo sem fim, que nenhuma dessas obviedades se mantinha de pé. Estas eram obviedades que vivemos muito tempo, mas segundo Darci Ribeiro, foi dada uma virada na roleta da ciência e todas estas obviedades caíram por terra. De fato, conseguimos desmascarar uma obviedade para descobrir outras, mais obvias ainda.
2-Escreva sobre as duas vias históricas de popularização do ensino elementar, segundo Darci Ribeiro.
RESP: Primeiro, a lusitana, que se dá com a conversão da leitura da Bíblia no supremo ato da fé. Disto resulta um tipo de educação comunitária em que cada população local, municipal, trabalha pela Reforma, faz da igreja sua escola e ensina ali a rezar, ou seja, a ler.
A outra forma de generalização do ensino primário foi a cívica, napoleônica, fruto da Revolução Francesa, que se dispôs a alfabetizar os Franceses para deles fazer cidadãos. Napoleão inventou, então, o que é a escola publica regido por uma professorinha primaria, preparada num internato para a tarefa de formar cidadãos.
Estas são as duas formas básicas de promover a educação popular: uma religiosa, que é comunitária, municipal e outra cívica, que é estatal e, em consequência, federal.
3-Como surgiu às primeiras tentativas de instalação da Universidade no Brasil?
RESP: Nossa primeira universidade só se cria em 1922, e se cria por decreto: o rei da Bélgica visitava o Brasil, e o Itamarati devia dar a ele o titulo de